Search
  • Carol Lopes

Carro para família: saiba escolher o melhor modelo



Quando pensamos em um carro para família, podemos sentir uma certa confusão devido à enorme quantidade de opções. Por esse motivo, uma boa dica é, primeiro, listar as conveniências que um modelo como esse deve proporcionar.

Assim, fica mais fácil peneirar e escolher o veículo mais adequado ao seu perfil. Nesse sentido, não dá para negar que um carro para família precisa ser espaçoso, confortável e ter uma direção segura.

Contudo, embora esses itens sejam essenciais, eles não bastam. Afinal de contas, é bom que o automóvel ofereça também comodidades como compartimentos para mamadeiras, estabilidade para acomodar uma cadeirinha de bebê, um ar-condicionado potente, entre outros detalhes que farão toda a diferença. Ficou com as ideias embaralhadas? Não se preocupe: neste post, vamos ajudar você a encontrar o carro para família perfeito. Venha com a gente!


Pense no custo-benefício.


Ao adquirir não somente um carro para família como qualquer outro produto, é muito importante pôr na conta o custo-benefício. Esse índice serve para mensurar se a quantia exigida traz as vantagens suficientes para investir. Mas, falando dessa forma, pode parecer um pouco vago.

Entretanto, na prática, o custo-benefício de um automóvel inclui os gastos com impostos, com seguros e com o combustível. Essas despesas acabam representando um peso no orçamento. Desse modo, pare para avaliar se o veículo em questão tem problemas com esses quesitos.


Verifique o conforto.


Um bom carro para família deve garantir aconchego para todo mundo. Por esse motivo, os pormenores contam bastante na decisão. Existem modelos com mesinhas acopladas nas costas do banco do passageiro. Desse modo, as crianças, no banco de trás, podem abri-las, como nos aviões, e assim desenhar ou fazer as refeições durante uma viagem.

Gavetas embaixo dos assentos vão ajudar a levar brinquedos, roupas e demais acessórios que o público infantil precisa, seja numa viagem, seja no dia a dia. Mais uma utilidade interessante é o ar-condicionado com mais de uma zona de atuação. Esse dispositivo permite temperaturas distintas dentro de um único automóvel. Portanto, examine com cuidado todos os itens de conforto antes de fechar o negócio.


Analise a segurança.


Quando falamos em carro para família, não podemos deixar de pensar em veículos seguros. Afinal, sistemas de freios de qualidade e estabilidade mecânica são essenciais, principalmente para quem tem filhos pequenos ou deseja tê-los.

Nesse sentido, cada ocupante requer um banco próprio, com o cinto afivelado. Da mesma forma, todos os lugares devem disponibilizar airbags a fim de amenizar o impacto de eventuais colisões. Outro ponto crítico sobre a proteção familiar são os ganchos ISOFIX para acoplar as cadeirinhas de bebês.

No mais, questione aos vendedores tudo que o modelo proporciona em termos de segurança. Assim, pergunte sobre freios, sistemas antichamas, alarmes para avisar a pressão baixa dos pneus, faróis especiais para neblina e chuva etc.


Pergunte sobre as condições de espaço.


Na hora de comprar o carro para família, é fundamental ponderar sobre os espaços disponíveis. Afinal, como já dissemos, o ideal é que o automóvel tenha bancos para todos. No entanto, isso não pode significar um porta-malas pequenos.

Assim, na questão de área disponível, o bagageiro tem que ser realmente amplo. Nesse sentido, são muitos os tipos de carros que contam com esses benefícios. Desse modo, não tenha pressa e pesquise.


Avalie a durabilidade e a desvalorização.


Antes de comprar o carro para família, outro fator que merece uma análise criteriosa é a desvalorização. Desse modo, ao adquirir um veículo, você já perderá uma parte do que investiu. Isso porque os automóveis são bens que se depreciam muito rapidamente.

No entanto, alguns modelos são mais difíceis de revender do que outros. Caso queira sofrer menos com esse prejuízo, prefira os mais populares, pelos quais a procura é maior. Agora, se a prioridade da família for o conforto, nada impede que você aposte em um modelo de luxo. Porém, o importante é ter a consciência dessa queda de valor para não se frustrar.

Outro ponto é a durabilidade e o ritmo das manutenções programadas. Carros que costumam quebrar muito acabam gerando despesas demais.


Confira opções de carro para família.


Uma chance mais segura para achar o carro para família ideal é procurar saber como o automóvel é feito e desenhado pelas montadoras. Nesse sentido, existem modelos fabricados especialmente para esse objetivo. Veja nossas alternativas!


Renault Duster


O esportivo Renault Duster se destaca pela robustez e conforto. Ou seja, ele anda muito bem tanto em estradas esburacadas como em asfaltos de perfeitas condições. Além disso, ele conta com um porta-malas de 475 litros.

Mais uma vantagem é a amplitude interna, com capacidade para três crianças no banco traseiro. Esse modelo tem versões com tração de duas e de quatro rodas.


Hyundai Tucson


O SUV Hyundai Tucson tem um bagageiro de dimensões vastas, somando 644 litro. Mais atributos desse carro são os airbags laterais, o ar-condicionado digital de duas zonas e o controle de estabilidade.


Toyota Corolla


Sedã mais comercializado no país, o Toyota Corolla fica em evidência com seu isolamento acústico. Além disso, o modelo traz potência no motor e é um carro para família perfeito para quem tem mais de um filho. O porta-malas tem capacidade para 470 litros.

Portanto, encontrar o carro para família exige um pouco de paciência e muita cautela. No entanto, o esforço vai valer a pena para deixar você e seus entes queridos seguros e acomodados. Agora, por falar nisso, que tal saber como dar mais proteção para as pessoas que você mais ama? É simples: leia também nosso artigo que conta quais são os melhores carros para blindar!