Search
  • Carol Lopes

Carros blindados usados: confira as vantagens e desvantagens



Quem mora nas grandes cidades, principalmente nas capitais, acaba perdendo o sono com os altos índices de violência, não é mesmo? Diante disso, você já pensou que comprar carros blindados usados pode ser uma boa saída para ter mais segurança com menos investimentos?

Afinal, os veículos protegidos seminovos são uma boa alternativa para motoristas que querem a armadura reforçada sem gastar valores muito altos. Mas o que é melhor: carros blindados usados ou zero quilômetro? Ou será mais vantajoso mandar blindar? Bom, isso vai depender do seu orçamento e da sua rotina! Quer saber mais? Então venha com a gente!


Por que investir em automóveis à prova de armas de fogo?


Os carros blindados, usados ou novos, são uma tranquilidade para os profissionais e cidadãos que precisam enfrentar os trânsitos caóticos dos centros urbanos. Afinal, a blindagem de veículos traz proteção contra acidentes, assaltos e arrombamentos. Ou seja, você ganha um carro seguro em vários sentidos. Veja os principais benefícios:

  • Barreira segura contra disparos por armas de fogo;

  • Redução do barulho externo com os vidros mais grossos e resistentes;

  • Amenização do impacto em caso de colisões e batidas;

  • Mais sossego durante o transporte diário.

Quais os benefícios dos carros blindados usados?


Os carros blindados usados custam menos que os similares seminovos sem proteção. Afora isso, a depreciação do valor dos automóveis blindados pode chegar a 50%. Por essa razão, adquirir um utilitário com o sistema balístico já instalado é bem mais econômico do que custear a implementação do procedimento.

Afinal, para se ter uma ideia, cerca de R$ 40 mil são necessários para mandar blindar, em média. Contudo, esse valor pode aumentar ou reduzir conforme o modelo do veículo e o tipo da blindagem selecionada.

Desse modo, você leva para casa um automóvel protegido, que vai lhe dar mais segurança em certas situações, mas não precisará fazer esse investimento. Na maior parte dos casos, os blindados seminovos contam com a barreira balística de nível III-A, capaz de suportar tiros de pistola de calibre 9 mm ou mesmo os disparos de um revólver .44 Magnum.


Quais são os inconvenientes dos carros blindados usados?


Por outro lado, os carros blindados usados têm maior desgaste em seus sistemas mecânicos. Isso acontece porque o material balístico acrescenta cerca de 200 quilos ao veículo. Por esse motivo, esses modelos consomem mais da potência do motor e da suspensão automotiva. Diante disso, pode ser necessário um número maior de intervenções de manutenção.

Outro problema são as condições do vidro, que podem trincar. Contudo, felizmente é possível comprar blindados com segurança, tanto usados como novos. Para isso, o importante é escolher uma concessionária com know how e boa reputação.


Comprar carro blindado novo é melhor?


Quando o assunto são os carros blindados usados ou novos, o melhor mesmo é pensar qual é a sua realidade. Isso porque ambos os tipos de veículos oferecem benefícios e alguns pequenos desafios.

Assim, no caso dos blindados novos, é possível obter a total garantia da blindadora, bem como os serviços de assistência técnica que forem necessários. Desse modo, se torna muito prático conseguir um meio de transporte mais seguro.

Ao optar por um blindado zero quilômetro, novo ou até mesmo mandar blindar seu carro atual, você tem mais opções para conciliar conforto e segurança. Afinal, haverá mais alternativas à disposição: pode ser um veículo para família, um esportivo ou até mesmo uma caminhonete.

Dessa maneira, você escolhe detalhes como a capacidade do bagageiro, quantidade de airbags e a potência do som e do ar-condicionado, por exemplo.

Portanto, descobrir se vale mais a pena os carros blindados usados ou os novos é uma experiência muito pessoal. Porém, de um modo ou de outro, a barreira balística permite muito mais sossego para você e sua família. Só que, em ambos os casos, você vai precisar da autorização do Exército Brasileiro. Quer se aprofundar mais nesse assunto? Então leia também nosso artigo que conta como obter a permissão das Forças Armadas para blindar ou comprar um automóvel blindado!

411 views0 comments