Search
  • Carol Lopes

Carros mais seguros do Brasil: confira o top 5



Encontrar veículos confiáveis é o item mais importante quando adquirimos um automóvel para alguém da família, não é mesmo? Afinal de contas, o que mais procuramos nesses casos é uma mecânica e uma tecnologia estáveis. Isso para garantir a proteção dos entes queridos, seja para um filho, seja para os netos ou até mesmo para a esposa. Nesse contexto, você sabia que dá, facilmente, para descobrir quais são os carros mais seguros do Brasil?

Isso é possível graças ao instituto independente Latin NCAP que, a cada quatro anos, realiza testes em diversos modelos a fim de averiguar as questões de segurança. Desse modo, freios, airbags e dispositivos eletrônicos são colocados à prova.

Assim, antes mesmo de fechar um negócio, é viável conhecer mais sobre a segurança dos carros que despontam como os mais vendidos do mercado. Além disso, o Latin NCAP é muito respeitado internacionalmente, já que promove essas análises há anos, tanto nos países latino-americanos como no Caribe.

Nesses testes, os níveis de proteção recebem notas de 0 a 5 estrelas. Além disso, há simulações para crianças e para adultos. Tais verificações investigam a eficácia dos veículos em situações de colisão frontal, lateral e até contra postes, o que ajuda a mensurar a qualidade dos airbags. Quer saber mais? Então venha com a gente e conheça os 5 carros mais seguros do Brasil! Confira!


1. Volkswagen Golf


Esse é um automóvel feito com máxima segurança, proporcionando ao usuário sete airbags. Além disso, ele tem uma consistente estabilidade com seus controles de tração impecáveis. Tal modelo oferece também lanterna especial para neblina e um sistema de freios que é acionado automaticamente após uma batida. Mais um destaque é um alerta para avisar quando a pressão dos pneus abaixa. Com tantos atributos, ele marcou 5 estrelas na categoria adultos e repetiu a boa performance nas provas para o público infantil. Veja só seus resultados:

  • Segurança para adultos: fez 33,3 pontos, sendo que a nota máxima era 34;

  • Segurança para crianças: o carro alcançou nota de 43,52, quando a nota máxima era 49.

2. Volkswagen Tiguan


A segunda colocação na lista dos carros mais seguros do Brasil também é da montadora alemã, com seu Volkswagen Tiguan, o veículo tipo SUV mais bem pontuado entre os top 5. Com excelente desempenho na batida lateral, ele perdeu alguns pontos no item proteção de pernas e tórax. Por outro lado, ele ganhou destaque na defesa de pedestres e nos freios emergenciais independentes. Confira seu resultado:

  • Segurança para adultos: 31,94 pontos de 34;

  • Segurança para crianças: 44 pontos de 49.

3.Toyota Hilux SW4


A Toyota Hilux SW4 é a suprassumo entre as picapes, sendo a única caminhonete entre as testadas a marcar score de 5 estrelas. Desse modo, ela aparece na terceira colocação dos carros mais seguros do Brasil. Além disso, sua melhor nota foi no quesito passageiro infantil e passageiro adulto.

Assim, entre as suas qualidades estão 7 airbags e uma estrutura robusta, que abrange conforto e segurança. Veja seu desempenho no placar:

  • Segurança para adultos: 31,63 de 34 de nota máxima;

  • Segurança para crianças: 44,25 de 49 de nota máxima.

4. Volkswagen Virtus


Com o Volkswagen Virtus, a empresa germânica mostrou que não está para brincadeira quando o assunto é a proteção de seus usuários. Afinal de contas, 4 dos 5 carros mais seguros do Brasil pertencem à marca.

Dessa forma, o Volkswagen Virtus foi apontado como o melhor entre os veículos que conseguem suportar impactos laterais. Mais um dado relevante sobre esse modelo é seu controle eletrônico de estabilidade e um sistema de ancoragem para fixar cadeirinhas de crianças pequenas. Além desses itens, o automóvel proporciona cintos de três pontos para todos os passageiros. Também são destaques os freios autônomos para acidentes e um detector de fadiga, que permitem uma condução tranquila. Observe seu resultado:

  • Segurança para adultos: 32,56 pontos de 34;

  • Segurança para crianças: 43 pontos de 49.

5. Volkswagen Jetta


Por fim, nossa lista com os carros mais seguros do Brasil termina com mais um modelo da Volks: o sedã Volkswagen Jetta. Esse automóvel ficou em evidência nos testes do Latin NCAP tanto na proteção de pedestres como no sistema de freios automáticos para acidentes. Verifique sua pontuação:

  • Segurança para adultos: 30,16 pontos de 34

  • Segurança para crianças: 44,98 pontos de 49.

Portanto, dá para escolher um automóvel de altíssima confiança acompanhando os testes do Latin NCAP. Desse modo, você pode selecionar seu veículo com base na lista dos carros mais seguros do Brasil.

Agora, não é segredo para ninguém que o nosso país sofre com problemas de altos índices de violência e criminalidade. Nesse contexto, para proteger a família, além de boa mecânica, um veículo pode contar com uma blindagem contra armas de fogo. Ficou interessado? Então leia também nosso artigo que mostra quais são os melhores carros para blindar!

Related Posts

See All