Search
  • Carol Lopes

Como higienizar o carro contra a Covid-19? Descubra aqui!


Por causa da pandemia do novo Coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem reforçando as campanhas sobre a importância da limpeza de objetos e das mãos. Nesse cenário, muitas medidas já foram tomadas para conter a Covid-19, doença causada por essa família de micro-organismos. Entre as ações para reter a enfermidade estão também a restrição de circulação de pessoas e o fechamento de comércios. Porém, muita gente ainda precisa sair para trabalhar e fica na dúvida: como higienizar o carro e deixar o automóvel seguro?

Vale lembrar que, quando entramos em nossos veículos, tocamos com as mãos em vários de seus componentes. Assim, para ajudar você a ter mais tranquilidade, preparamos algumas dicas para deixar seu meio de transporte completamente livre dos perigos do coronavírus. Quer saber mais? Então venha com a gente!


O que é a Covid-19?


A Covid-19 é a doença provocada pelo novo coronavírus. Além disso, ela foi identificada pela primeira vez na China, no final do ano passado. Entretanto, seus efeitos devastadores só começaram a ser percebidos agora em 2020.

Essa infecção é muito parecida com a gripe comum, que é gerada pelo vírus Influenza. Desse modo, a Covid-19 causa febre, tosse, dor de garganta e coriza, quando o nariz fica escorrendo. Contudo, a principal diferença entre a Covid-19 e a gripe do dia a dia são as dificuldades respiratórias. Enquanto a gripe comum não costuma apresentar esse sintoma, a Covid-19 sim e, em muitos casos, essa complicação nos pulmões tem levado à morte.

Mais uma informação importante é que a transmissão da Covid-19 se dá por meio de gotículas respiratórias. Por esse motivo, os governos vêm tentando impedir as aglomerações. O problema é que o coronavírus pode ficar por dias sobre as superfícies. Assim, entender como higienizar o carro é algo essencial para a sua proteção.


Qual a importância de limpar o automóvel corretamente?


Como já dissemos, saber como higienizar o carro é importante devido ao intenso contato com as mãos que ocorre quando vamos sair com nossos automóveis. Desse modo, maçanetas, volante, câmbio e painel podem se tornar uma fonte de contaminação.

Por esse motivo, até os melhores carros, os mais luxuosos e sofisticados correm risco de se tornarem uma ameaça quando o assunto é a Covid-19.

Como higienizar o carro do jeito certo?


Seus cuidados de como higienizar o carro devem começar ainda antes de entrar nele. Afinal, alguém contaminado pode encostar na parte externa sem que você saiba. Por isso, quando for dirigir o veículo, passe álcool em gel nas mãos para entrar. Quando sair dele, repita o mesmo procedimento. Vamos para as dicas!


Limpeza do painel, volante e câmbio


Todos os dias, passe um pano com álcool isopropílico no painel, na alavanca do câmbio, no volante e em todos os componentes de plástico, como pinos e botões. Esse material não causa deteriorações e é capaz de matar diversos tipos de micro-organismos.


Lixeira


Mais uma lição de como higienizar o carro é em relação às lixeiras do veículo. Assim, não permita que os resíduos fiquem por mais de um dia no interior da cabine. Agora, se tiver lenços com fluídos humanos, descarte imediatamente assim que possível.


Ar-condicionado


Quando os filtros do ar-condicionado ficam sujos, eles acumulam fungos, bactérias e vírus. Por esse motivo, é essencial providenciar a limpeza desse equipamento. Geralmente, esse serviço tem validade semestral. Ou seja, a cada 6 meses leve seu veículo em uma oficina profissional para higienizar os refrigeradores de ar do automóvel.

Portanto, aprender como higienizar o carro também é uma tarefa importante nesta crise mundial. Por isso, não custa nada redobrar os cuidados com seu veículo, não é mesmo? Nesse contexto, que tal aproveitar para decidir qual será seu próximo automóvel? É simples: leia também nosso artigo que conta como escolher o carro para família!

Related Posts

See All