Search
  • Carol Lopes

Como tirar CR para carros blindados

saiba tudo!



Com a violência urbana se alastrando no País, principalmente nas capitais, cada vez é maior o número de interessados em proteger o automóvel contra disparos por armas de fogo. Nesse sentido, embora essa seja uma prática defensiva, a legislação brasileira exige que o proprietário obtenha uma permissão do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro para realizar esses serviços. Desse modo, é aí que vem a dúvida: como tirar CR para carros blindados?

Se você não sabe, o CR é o Certificado de Registro do Exército. Contudo, no ano passado, o CR foi extinto por meio da Portaria de Número 94/2019. Apesar disso, esse documento ainda é muito conhecido por essa sigla. Independentemente de nomeações, o fato é que ainda é preciso autorização dos militares brasileiros para blindar os automóveis. Quer saber mais? Então veja neste post como tirar CR para carros blindados e circular com segurança e sem preocupação! Acompanhe!


Requisição da blindadora.


O primeiro passo no processo de como tirar CR para carros blindados começa em escolher uma empresa blindadora licenciada pelo Colog. Tanto a prestadora de serviços como o cliente devem requerer permissão do Exército para blindar determinado veículo.

Desse modo, a companhia de blindagem inscreve os dados do interessado e do carro no Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas). Esse procedimento deve ser feito antes da instalação das placas de proteção no automóvel. Depois que a blindagem é liberada e concluída, a empresa deve emitir um Termo de Responsabilidade e anexar os documentos no sistema Sicovab. Esse relatório deve ser entregue também ao cliente no instante em que o veículo sair da blindadora.

Declaração de blindagem no País

Outro ponto importante no tema como tirar CR para carros blindados é a Declaração de Blindagem. Desse modo, depois de conferir os dados apresentados, o Sicovab emite a Declaração de Blindagem para o dono do automóvel em questão. Além disso, os departamentos de trânsito estaduais verificam se as informações prestadas são verdadeiras. Mais uma informação crucial: não se pode retirar o veículo da blindadora antes de obter essa permissão.


Prazo para execução dos serviços.


Quando pensamos em como tirar CR para carros blindados, também é necessário que a empresa blindadora respeite um prazo de 120 dias para terminar o processo. Em outras palavras, depois de a autorização ser obtida, o procedimento deve estar pronto em no máximo 6 meses.

Por essa razão, o cliente deve pensar muito antes de escolher sua especializada. Afinal de contas, além de dominar as questões burocráticas, é fundamental oferecer capacidade para atender à demanda.

Mais uma dica: a nota fiscal dos serviços deve conter dados como a marca do carro, o número do chassi e o modelo.


Transferência de carros blindados.


Outro detalhe essencial de como tirar CR para carros blindados é na hora de vender ou comprar um veículo usado desse tipo. Isso porque a transmissão de posse de um VAB (Veículo Automotor Blindado) também necessita da anuência da corporação militar brasileira. Nessa situação, o comprador deve solicitar a ATVB (Autorização de Transferência de Veículos Blindados).

Tal fato está descrito no artigo 47 da Portaria 94/2019. Veja o que diz a lei:

“Art. 47. A transferência de propriedade de VAB Veículo Automotor Blindado deve ser precedida de autorização da Região Militar de vinculação do comprador do veículo”.

Para fazer esse pedido, serão exigidos os seguintes documentos:

  1. Cópia da identidade;

  2. Atestado negativo de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública do estado no qual o interessado reside;

  3. Comprovante do pagamento de taxa de autorização para aquisição de PCE (Produto Controlado pelo Exército);

  4. Certidões negativas de antecedentes criminais junto à Justiça Federal, à Justiça Militar e à Justiça Eleitoral.

Como você já deve ter percebido, a especializada em blindagem tem um papel imprescindível nos trâmites de como tirar CR para carros blindados. Por esse motivo, é fundamental uma escolha criteriosa da prestadora desses serviços.

Além de resolver as questões burocráticas, uma empresa com know how na área vai oferecer mais proteção para você e sua família. Por exemplo: as melhores fornecedoras desse ramo não se limitam em cumprir as regras do Exército Brasileiro. Nesse sentido, procure profissionais que atuem dentro dos padrões europeu e norte-americano de segurança. Ficou com alguma dúvida? Então saiba mais sobre nossos serviços!


2 views0 comments