Search
  • Carol Lopes

Manutenção de blindados: confira a importância!



Se as revisões regulares de um automóvel comum são importantes para a segurança dos usuários, a manutenção de blindados é ainda mais relevante para proteger motoristas e passageiros. Afinal, em média, um veículo que resiste a armas de fogo ganha cerca de 200 quilos a mais. Assim, com essa sobrecarga, os cuidados com o sistema mecânico e com a qualidade da barreira balística são indispensáveis.

Para quem reside em grandes cidades, sujeitas a índices de violência altos, ou mesmo para pessoas que trabalham em profissões visadas, assegurar a capacidade de proteção contra disparos é algo que deve ser prioridade. Do mesmo modo, dirigir um blindado também requer alguns procedimentos diferenciados. Essas medidas influenciam na conservação do carro e, indiretamente, na eficiência do material de blindagem. Porém, para te dar mais tranquilidade sobre o tema, vamos contar neste post tudo que é necessário para deixar a manutenção de blindados em dia. Confira!


Qualquer oficina pode fazer a manutenção de blindados?


De forma alguma. Tanto a instalação do material balístico como a manutenção de blindados dependem de autorização do Exército Brasileiro. Isso é fundamental para reduzir as chances de que automóveis imunes a balas caiam nas mãos de criminosos.

Além disso, existe uma questão técnica: as peças e as alterações feitas nos veículos protegidos não são vastamente conhecidas. Por esse motivo, na hora de mandar um ou mais carros para blindar, o melhor é escolher empresas que também prestem a assistência técnica. Afinal, os consertos exigem elevado e específico conhecimento sobre blindagem.

Para que serve a manutenção de blindados?


A manutenção de blindados é importante como a de qualquer carro — ou ainda mais —. Em outras palavras, o blindado deve passar por um checklist a cada 6 meses. Afinal, conforme o tempo passa, as peças e sistemas sofrem um desgaste.

Agora, com o veículo protegido, essa deterioração é maior, uma vez que existe um peso a mais significativo, conforme já explicamos. Desse modo, esse volume extra exige mais dos freios, dos amortecedores e até mesmo do motor.

Mais um ponto importante são os pneus, que também merecem uma atenção especial. Ou seja, para que seu blindado seja um automóvel seguro de fato, você precisa providenciar as revisões periódicas. Por isso, não adianta investir montanhas de dinheiro para comprar um carro para família blindado se os reparos não cumprirem os requisitos técnicos.


Por que contar com uma assistência técnica de confiança?


Além da questão mecânica, a manutenção de blindados é indispensável por causa da qualidade da balística. Assim, uma vez a cada 6 meses, é indicado fazer uma boa inspeção para ver alterações nos vidros, muito mais densos do que os comuns, assim como possíveis fissuras ou deformidades nos materiais que barram as munições.

Por esse motivo, trata-se de um serviço muito especializado. Afinal, é a segurança da sua família que está em jogo. Desse modo, em relação aos vidros em blindados, pode acontecer um deslocamento nas camadas de vidro e policarbonato, que são colocadas uma ao lado da outra. Por esse motivo, existe o risco de o carro perder a resistência balística em um fenômeno chamado delaminação. Isso, no entanto, está condicionado ao grau do desvio, bem como à sua localização.

Outros fatores que merecem atenção são a lubrificação das canaletas, a regulagem dos motores de acionamento dos vidros e os forros e o nivelamento das portas. Desse modo, não são consertos que qualquer mecânico possa fazer. Por isso, arrumar seu carro na empresa que o blindou pode fazer toda a diferença. Além de comprar blindados com segurança, é necessário, portanto, cuidados impecáveis com a revisões preventivas em termos de resistência às armas de fogo. Afinal de contas, é importante uma assistência técnica com know how sobre a metodologia de blindagem, bem como sobre os insumos e peças utilizados nesse processo. Ou seja, prefira contratar quem realmente domina as informações de como os blindados são feitos.

Portanto, a manutenção de blindados é essencial para a qualidade balística e para que o carro não apresente problemas mecânicos. Com esses cuidados, você protege a si mesmo e toda sua família. Quer saber mais? Então leia também o artigo sobre os serviços da Car Shield Blindagens!

19 views0 comments