Search
  • Carol Lopes

O que são carros SUV: saiba tudo sobre esse modelo!



Os automóveis SUV (Sport Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo) cada vez mais estão entre os preferidos dos brasileiros. O que são carros SUV? Na verdade, não existe um único conceito para descrevê-los. Porém, de modo geral, eles são conhecidos por serem grandes, bonitos, potentes e fáceis de dirigir.

Além disso, são veículos para a família toda, algo que chama a atenção de proprietários homens e mulheres. Antigamente, o SUV tinha outro significado: eram variações das picapes fechadas, com muito espaço e carroceria separada do chassi, bem como tração dianteira ou 4×4.

Essas características foram se modificando ao longo do tempo. Desse modo, hoje, cada montadora tem uma maneira peculiar de definir o que são os carros SUV. Ou seja, os chamados Station Wagon (Vagão de Trem), outro nome pelo qual esse tipo de automóvel é conhecido, variam de uma marca para outra. Quer saber mais? Então venha com a gente!


Quais são as principais características de um veículo SUV?


Bom, como já dissemos, não há uma resposta universal quando nos perguntamos o que são os carros SUV. Nesse sentido, existe até uma portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a 377/2011, que dispõe sobre o assunto. No entanto, até mesmo essa norma, reformulada pela portaria 522/2013, é bastante flexível. Segundo essa lei, são considerados SUV os veículos que tiverem 4 das 5 características abaixo:

  1. ângulo de entrada de no mínimo 22 graus;

  2. ângulo de saída de 19 graus;

  3. altura livre do solo de 18 cm;

  4. ângulo de transposição de rampa mínimo de 10 graus;

  5. altura livre do solo em relação aos eixos de 16 cm.

Porém, na prática do mercado, o SUV é um automóvel com os seguintes atributos:

  • Bom espaço interno;

  • Motor potente;

  • porta-malas grande;

  • posição elevada para a condução do carro;

  • design robusto;

  • suspensão alta;

  • tração 4×2 ou 4×4.

Quais são os benefícios de um automóvel SUV?


Mesmo que você não saiba exatamente o que são os carros SUV, a chance de se apaixonar por um deles é bem alta. Isso porque esse modelo costuma agradar as mulheres pelo design e conforto. Além disso, os SUVs encantam os homens com sua potência de motor e sua segurança para manobras mais arriscadas, como as ultrapassagens.

Mais uma qualidade desses automóveis é a imensa variedade de modelos, marcas e preços. Pela internet, é possível pesquisar onde comprar e, dessa forma, achar um veículo que combine mais com seu estilo e necessidade.


Veja a seguir algumas vantagens para os usuários:


  • Espaço interno amplo: esses veículos comportam cinco adultos com bastante conforto;

  • Bancos rebatíveis: é possível dobrar os assentos e ampliar a capacidade de carga;

  • Velocidade: mesmo grandes, eles contam com motores de alta potência, o que permite arrancadas rápidas;

  • Segurança na direção: os SUVs são considerados um dos tipos de carros mais seguros do Brasil. Na maioria dos modelos, encontram-se itens de proteção sofisticados como controle de tração, freios EBD e ABS, supervisão de estabilidade e airbags em diversas partes da carroceria, inclusive nas laterais;

  • Ergonomia: essa categoria proporciona ergonomia para a condução do carro, deixando os motoristas mais altos, o que dá uma visão panorâmica do trânsito;

  • Dirigibilidade: é fácil dirigir um carro SUV porque ele já vem com câmera e alarme para estacionar e fazer manobras.

Como escolher um automóvel SUV?


Mais do que entender o que são carros SUV, você precisa descobrir o melhor para você. Isso porque essa categoria abriga muitas variedades de automóvel. Por exemplo: para quem gosta de viajar em estradas de lama e terra, é melhor um SUV com tração 4×4. Porém, esse tipo de automóvel consome muito mais combustível, mas não dá conta de percursos muito complexos. Para trajetos mais “hardcore”, o velho e bom jipe ainda é o mais adequado.

No entanto, se você se encanta pelo SUV por causa do conforto e da beleza, pode levar para casa um com tração 4×2. Assim, os gastos com gasolina serão um pouco menores. Além disso, lembre-se dos lugares nos quais você costuma estacionar: um veículo robusto como o SUV não cabe em qualquer espaço.

Portanto, entender o que são carros SUV não é difícil. Afinal de contas, mesmo sem uma categorização oficial, a sabedoria dos consumidores revela aquilo que nos interessa. Contudo, não basta que o automóvel seja seguro apenas contra acidentes, não é mesmo? Isso porque, infelizmente, os índices de violência no Brasil são elevados, principalmente nas capitais. Por esse motivo, que tal saber mais sobre blindagem? É simples: leia nosso artigo que conta quais são os melhores carros para blindar!