Search
  • Carol Lopes

Blindagem de carros tem validade?


Muitos usuários que blindam seus automóveis, depois de um tempo, podem ficar na dúvida: blindagem de carros tem validade? Afinal de contas, é fundamental garantir a segurança do motorista e dos passageiros, não é mesmo?






A proteção balística não acaba com a finalização da garantia, que oscila de 3 a 5 anos conforme a prestadora de serviços. A blindagem opaca, isto é, a que inclui a barreira contra tiros na carroceria, não se deteriora com o tempo.

Porém, algumas intercorrências originadas pelo mau uso ou até mesmo por matéria-prima sem qualidade contribuem para o desgaste do sistema. Por esse motivo, todos os blindados devem passar por manutenções periódicas.

Depois da conversão do carro, a primeira verificação deve ser feita quando o automóvel rodar mais 2.500 quilômetros. Isso, em média, significa três meses de circulação. Também é crucial monitorar os problemas mecânicos, além das condições da lataria e dos vidros.

Afinal de contas, alguns modelos chegam a ganhar até 200 quilos após a blindagem. Com a primeira vistoria concluída, o carro poderá ser submetido a reexame semestralmente. Quer saber mais? Então veja neste post se a blindagem de carros tem validade mesmo!


Cuidados com a conservação do veículo blindado.


Quando pensamos na pergunta: “blindagem de carros tem validade?”, devemos primeiro ponderar sobre os cuidados durante o uso. Afinal de contas, assim como qualquer outro serviço, a durabilidade está condicionada à utilização correta do automóvel protegido.

Por esse motivo, quanto mais as medidas de prevenção forem seguidas, mais tempo a blindagem vai durar. Por exemplo: fatores externos desencadeiam trincas nos vidros. Entre as causas para essas rachaduras estão o choque térmico, fortes impactos e o gesto de abrir e fechar as portas com o vidro abaixado. A seguir, veja algumas dicas para prolongar a sua blindagem:


  • Antes de abrir ou fechar os vidros, confira se o motor do carro está ligado. Do contrário, isso pode onerar a bateria;

  • Ao abrir e fechar portas, deixe os vidros levantados;

  • Não deixe o carro blindado por horas a fio embaixo do sol;

  • Utilize panos limpos ou lenços de papel umedecidos para limpar a parte interior dos vidros;

  • Jamais esfregue papel ou pano seco na estrutura, especialmente se ela estiver empoeirada.


Blindagem da parte opaca.


No tema blindagem de carros tem validade, temos uma informação interessante: as placas instaladas na carroceria não se danificam com o tempo. Contudo, também são necessárias medidas de precaução, daí a importância das inspeções frequentes.

Por exemplo: a umidade tem a capacidade de interferir na performance da aramida. Você sabe o que é a manta de aramida? Trata-se do material utilizado para bloquear as armas de fogo na lataria.

Desse modo, o carro fica bem mais seguro. Para se ter uma ideia, a aramida é quatro vezes mais forte que o aço, em termos mecânicos. Esse tipo de tecido é aplicado em toda a parte opaca da blindagem.

Nesse contexto, de tempos em tempos, verifique as condições do porta-malas e dos tapetes para procurar sinais de objetos úmidos. Tais testes estão incluídos nos serviços de revisão. Ou seja, é muito importante respeitar os prazos para a manutenção do automóvel blindado.

Em outras palavras, a blindagem de carros tem validade, mas é difícil definir de quanto tempo. Mais uma dica sobre a aramida: procure por empresas que façam a blindagem com placas inteiras. Assim, será bem mais simples se for preciso substituir.

Como já dissemos, as blindadoras oferecem certificado de garantia de 3 a 5 anos. Diante disso, uma alternativa é escolher prestadoras que trabalham com esse teto.

Além disso, a durabilidade será maior quando a prestadora dos serviços atende a requisitos de segurança internacionais, além das exigências do Exército Brasileiro, que são obrigatórias.

Algumas empresas desse ramo contam com certificados de laboratórios internacionais, como os norte-americanos e os alemães, dois países referência em segurança.


Blindagem dos vidros.


Os vidros são a parte mais sensível da blindagem. Dependendo das circunstâncias de uso, eles sofrem um processo chamado delaminação. Nesse caso, a camada de policarbonato se solta, causando instabilidade. Também acontece de o vidro perder sua característica translúcida.

Desse modo, faça a revisão semestral para que todos os elementos do sistema estejam sempre em ordem. Assim, com essas condutas, você amplia a vida útil da sua blindagem.

Portanto, embora a blindagem da lataria não passe por degradação, outros elementos podem influenciar na duração da defesa contra armas de fogo. Por isso, além de uma blindadora de qualidade, é necessário procurar assistência técnica à altura. Quer mais informações sobre blindagem? Então leia também nosso post que conta tudo sobre nossos serviços!

Related Posts

See All