Veículos Seminovos Blindados

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Veículos Seminovos Blindados

Até recentemente, veículos seminovos blindados exigia uma autorização dos militares brasileiros. No entanto, isso mudou em abril de 2021, quando a lei nº. 14.071/2020, que alterou alguns pontos do CTB (Codificação de Trânsito Brasileiro).

Antes da mudança do CTB, os militares brasileiros requeriam de uma autorização obrigatória para pessoas e empresas passarem por um processo burocrático que começa com o registro do veículo e a obtenção da permissão para possuir e operar um veículo blindado. Este certificado é válido por apenas três anos e deve ser renovado por qualquer pessoa que tenha veículos seminovos blindados.

Para se candidatar, o titular deve estar inscrito na circunscrição militar e definir uma data disponível para apresentação do pedido de registo e demais documentos (identificação ou alvará). Comprovante de endereço e antecedentes criminais limpos de federais, estaduais, militares e eleitorais para aveículos seminovos blindados.

E claro, era preciso emitir a guia de Arrecadação Sindical e remunerar um valor por este documento. De posse da declaração de Blindagem, o próximo passo foi solicitar a regularização de seu carro blindado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Como são os veículos seminovos blindados?

Sem exigir permissão dos militares para emitir licenças para compra de veículos seminovos blindados carros, o único pré-requisito que resta em termos de documentação é a pré-autorização em caso de montagem ou remoção de defesas. 

Como esta é uma mudança técnica do carro, o processo de certificação de mudança ainda exige a emissão de um CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Durante a vistoria, uma empresa credenciada pelo Detran avalia elementos como números de chassis e motor e certifica que as alterações foram feitas de acordo com as exigências legais para veículos seminovos blindados.

Como funciona a blindagem do veículo

No Brasil, a blindagem mais durável emitida para civis é a blindagem Nível III, que pode resistir a tiros de espingarda. No entanto, está sujeito a aprovação especial do exército.

Como resultado, o padrão de mercado é o III-A, que oferece proteção contra fogo de armas com calibre de 9 mm ou Magnum.44. Aços especiais, vidros e polímeros de alta resistência devem ser aplicados para a realização da blindagem para veículos seminovos blindados.

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